Alinhamento e Balanceamento Computadorizado

Alinhamento Total

O alinhamento de direção é o ajuste da posição das rodas na suspensão para garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir, evitando que o veículo puxe a direção para um dos lados e que haja desgaste irregular dos pneus.

Cambagem

A cambagem é o grau de inclinação da parte superior da roda, podendo ser negativa (para “dentro” do veículo) ou positiva (para “fora” do veículo) em relação a um plano vertical.cambagem muito negativa desgasta a parte interna dos pneus e a cambagem muito positiva desgasta a parte externa do pneu.

Caster

Já o cáster é o ângulo de inclinação para trás (negativo) ou para frente (positivo) do braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O cáster desigual faz com que o veículo puxe para um dos lados, provocando também um desgaste irregular na banda de rodagem dos pneus.

Balanceamento

O balanceamento é uma técnica de equilíbrio do conjunto de roda/pneu, por meio da aplicação de contrapesos fixados na roda. O balanceamento é fundamental para a conservação do pneu, já que impacta diretamente em seu desgaste irregular.

Quando o alinhamento deve ser conferido?
A cada troca de pneus;
Quando os pneus apresentarem desgaste irregular;
Quando o veículo puxar para um dos lados;A cada 10.000 km rodados, por ocasião do rodízio e balanceamento;
Caso haja a substituição de alguns dos componentes da suspensão, como os amortecedores, por exemplo.

Quando o balanceamento deve ser conferido?
A cada troca de pneus;
Quando sentir trepidação no veículo;
Quando consertar o pneu;
A cada 5.000 km rodados.

Siga-nos